terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ler para escrever

A importância da leitura para se escrever uma boa redação
Debora Alves*
A prova de redação dos vestibulares sempre preocupou muito os estudantes. A partir deste ano, a preocupação se estende à prova do ENEM, já que esse passou a ser o meio mais valorizado de acesso ao ensino superior, depois da decisão das universidades federais e de algumas particulares de adotarem as notas no exame como processo seletivo.

Muitos alunos (e professores também) pensam que para ter um bom resultado na prova de redação basta aprender alguns “macetes” de escrita e modelos de dissertação. Outros imaginam que obter uma boa nota na redação seja uma questão de sorte ou pensam que somente aqueles que têm um “dom” serão contemplados...

Acreditar que para escrever um bom texto é preciso aprender apenas as técnicas de escrita pode ser um equívoco por, pelo menos, dois motivos.

Primeiro, porque só sabe escrever quem tem o hábito de ler. Não precisa ler somente (ou o tempo todo) os clássicos; pode-se ler jornais, revistas, sites, blogs etc. O ato de ler nos garante, além de um repertório de conhecimento e informações enorme, a familiaridade com as estruturas linguísticas e o contato com diferentes estilos de escrita. Lendo, podemos conhecer diversas maneiras de redigir um bom texto e, ao mesmo tempo, variados modos de convencer o leitor de que determinada opinião sobre certo assunto é relevante.

O segundo motivo é que, antes de escrever uma redação (do ENEM, do vestibular, de concursos etc.), há um passo anterior, fundamental, que consiste na leitura e compreensão da proposta de redação. Se não compreendermos o que estão nos pedindo, dificilmente escreveremos um bom texto e, para compreender corretamente a proposta, precisamos ser bons leitores, o que significa conseguir apreender o sentido pretendido pelo autor do texto e formar uma opinião sobre ele.

Quando uma proposta de redação inclui uma coletânea de textos, há um terceiro motivo para sermos bons leitores e não apenas seguidores de regras e macetes de escrita: a interpretação dos textos que compõem a coletânea.

Os textos da coletânea têm a função de auxiliar a confecção da redação. Geralmente, apresentam informações variadas e pontos de vistas diferentes sobre o assunto do tema para que o aluno possa se orientar qualquer que seja sua escolha/opinião sobre o tema.

Sem uma leitura interpretativa que nos permita associar as idéias expressas em cada um dos trechos com os demais trechos ou com outras idéias relacionadas ao mesmo tema, não conseguiremos assumir uma postura crítica diante das posições dos autores dos trechos e, consequentemente, não conseguiremos aproveitar a coletânea em nossa redação.

O grande “segredo” para se fazer uma boa redação é ,principalmente, saber ler e interpretar as informações que envolvem a redação. Para se escrever bem é preciso ler bem.

(*) Diretora Executiva da Parole – consultoria em Língua Portuguesa e coordenadora do curso Como Fazer a Redação do ENEM.

Um comentário:

  1. ual adorei tudo
    achei q fosse só aprender aprender uns macetes
    para fazer uma boa redção, agora sei que é muito mais do que isso.

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