terça-feira, 11 de agosto de 2009

Competência 1 avaliada na redação do ENEM

Conforme prometemos, iremos, a partir desta semana, explicar cada uma das competências avaliadas na redação do ENEM e tirar dúvidas sobre elas.
Não deixem de comentar!

1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Embora não se exija um texto em linguagem sofisticada, você deve usar a norma culta padrão da língua portuguesa, que é o registro adequado para um texto formal como a dissertação. Ou seja, deve escreve com correção gramatical e com uso correto dos elementos de coesão (conjunções, pronomes, preposições etc.), ambos conteúdos fornecidos durante os ensinos fundamental e médio.

Atenção!
O uso correto da norma culta padrão não tem relação com o uso de vocabulário extremamente rebuscado e inversões sintáticas que dificultem a compreensão do texto.

Não tente redigir sua redação com termos que você nunca usou antes. Procure utilizar termos formais, sim, mas somente os que você domina para que seu texto seja claro e coerente.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse seu último parágrafo é muito importante de ser lembrado, Debora, pois é comum o aluno decorar algumas palavras difíceis para tentar usá-las na hora da prova. Geralmente, essa ideia é catastrófica...
    O estudante pensa que se utilizar palavras muito rebuscadas será bem avaliado pelo uso da norma culta requintada... Porém, ao tentar fazê-lo, como não está habituado a empregar tais termos, acaba prejudicando seu texto.
    Os problemas no uso indevido de palavras podem afetar tanto a modalidade, quanto a coesão - caso ele não saiba a que classe gramatical pertença o termo, por exemplo -, como também, em casos não tão raros, prejudicar a compreensão daquele período no qual a palavra foi inserida, trazendo problemas à coerência textual.

    ResponderExcluir